SIC Notícias - Edição da Manhã

Sou forçado a voltar ao tema da televisão. Logo depois de ter colocado aqui aquela entrada sobre os home videos iniciei a minha preparação para sair rumo ao meu local de trabalho. Enquanto isso liguei a TV para ver as notícias mais frescas do dia assim como o trânsito. Sintonizo a SIC notícias onde o meu amigo de há muito, João Moleira, conversava com o seu colega Joaquim Franco sobre as escolhas de imprensa deste último.

O que é que me faz falar sobre isso aqui? A primeira das escolhas tinha que ver com questões levantadas por Bento XVI no seu último livro. Segundo diz, não haveriam animais no presépio original ao contrário daquilo que está mundialmente convencionado. Não li o livro nem tenciono fazê-lo. Não sou fã do género. Mas não sou mesquinho ao ponto de não acreditar no que este senhor diz. Todos sabemos que ele é o último contemporâneo vivo do presépio original.

Mas Joaquim Franco focava-se mais na questão de que os nossos vizinhos ibéricos andarem todos malucos com o facto de o Papa afirmar que os Reis Magos seriam provenientes da Andaluzia. Por mim tudo bem que nem sou monárquico. Mas também não me lixem! Segundo se sabe Baltazar era negro. Naqueles tempos, negros na Andaluzia seria tão fácil de encontrar como um branco a bater recordes nos 100 metros. Depois também é sabido que Gaspar é, infelizmente, português e braço direito do Pedro (não o da Heidi, mas o do Zé Povinho). Quanto muito aceito que Belchior fosse o único a falar castelhano. Senhor Papa, faça o favor de não deturpar a história.

A peça esteve largos minutos no ar. Mas o que fixei dela foi isto:



Haverá melhor ligação do que burros, vacas e reis espanhóis numa só imagem?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A minha árvore de natal faz-me crescer

Breaking News